Mais sete capitais do país devem receber sinal 5G na próxima semana

O sinal 5G deveria estar disponível em todas as capitais desde julho. Previsão é que a tecnologia chegue em todas as capitais até 27 de novembro; saiba mais

Pedro Miranda   Publicado em 14/09/2022, às 17h39

Agência Brasil

Mais sete capitais terão o sinal 5G na banda de 3,5 gigahertz (GHz), também conhecida como 5G puro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o lançamento em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. O sinal deverá ser disponibilizado a partir da próxima segunda-feira (19).

A decisão foi aprovada em reunião do Grupo de Monitoramento da Implementação (Gaispi) para Resolução de Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz, liderado pela Anatel. Com esta decisão, 22 capitais terão acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais da região Norte ainda não possuem essa tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.

A previsão oficial da Anatel espera que o 5G puro entre em operação em todas as capitais até 27 de novembro. No entanto, se a operadora conseguir concluir a instalação das antenas e filtros dentro do prazo, e a Gaispi autorizar a liberação do sinal, a data poderá ser antecipada.

+++ “Daremos dignidade aos assentados do MST”, afirma Bolsonaro no interior de São Paulo; entenda

Sinal 5G deveria estar disponível em todas as capitais desde julho

Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que conquistaram licenças nacionais para a faixa de 3,5 GHz em leilão realizado no final de 2021, terão que instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Cada operadora deve ativar pelo menos 8 antenas em Aracaju, 5 em Boavista, 11 em Campo Grande, 8 em Cuiabá, 13 em Maceió, 13 em São Luís, 14 sites e 11 sites em Teresina.

O sinal 5G deveria ser lançado em todas as capitais até 31 de julho. No entanto, a Anatel atrasou duas vezes o cronograma devido a atrasos na entrega de filtros que impedem que o 5G interfira nos serviços profissionais de satélite. Os gargalos logísticos após a pandemia de Covid-19 e as políticas de bloqueio do governo chinês atrasaram as entregas de equipamentos importados de grande parte da Ásia.

Qualquer celular suporta a tecnologia do sinal 5G?

Para acessar a internet móvel 5G pura, os usuários precisam ter um telefone que suporte a tecnologia. A maioria dos dispositivos mais recentes tem isso ativado. As operadoras não precisam de chips de comutação. Você também precisa estar em uma localidade coberta por um sinal 5G que funcione inicialmente na área escolhida pela companhia telefônica.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil