Mais de 1 milhão caíram na malha fina do Imposto de Renda; Saiba o que fazer

Isso ocorre quando a Receita Federal detecta inconsistências nas informações declaradas, como divergência entre os valores recebidos e os informados ao Fisco. Confira como agir se você caiu na malha fina

Mylena Lira   Publicado em 22/09/2022, às 19h54

Divulgação

A Receita Federal divulgou hoje (22) o balanço do Imposto de Renda 2022: foram enviadas 38.188.642 declarações de março a setembro e 1.032.279 foram retidas. Significa que mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Leão.

Portanto, 2,7% do total apresentaram alguma irregularidade. Segundo o órgão, os principais motivos que levaram à malha finda foram:

Entre as declarações retidas, 811.782 (78,6%) têm imposto a restituir, mas o dinheiro não pode ser sacado. Outras 198.541 (19,2%) têm imposto a pagar e 21.956 (2,1%) estão com saldo zero (nem a pagar nem a restituir).

+Prêmio da Mega-Sena acumula mais uma vez; Veja valor para o próximo sorteio

Malha fina do Imposto de Renda: saiba o que fazer

Quem caiu na malha fina, para regularizar a situação, deve fazer a correção por meio de uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade, ou apresentar todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência.

No primeira opção, é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e verificar as pendências. Em seguida, o contribuinte deverá retificar a declaração e esperar os próximos lotes residuais de restituição, destinados a quem resolveu o problema com o Fisco.

Como este é o último lote regular do ano, quem não estiver na lista de restituição caiu na malha fina. Isso ocorre quando a Receita detecta inconsistências nas informações declaradas, em geral por divergência entre os valores recebidos e os informados ao fisco.

Nesse caso, é preciso entrar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) e verificar as pendências. Em seguida, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.

O acesso ao e-CAC é feito via certificado digital (caso tenha um), com o login no Portal Gov.br ou ao digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha. Uma vez logado, basta clicar no link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela, e depois selecionar a declaração de 2022 na linha do tempo com as últimas entregues.

Para comprovar que enviou as informações corretas, o contribuinte pode aguardar a notificação da Receita Federa, que indicará os documentos a serem apresentados e o prazo para isso. O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC, em "Onde encontro”> “Malha Fiscal – Atendimento”.

+MPT anuncia revisão e deve cancelar benefícios do INSS, como auxílio-doença e BPC

Restituição do Imposto de Renda

A partir das 10h de amanhã (23), a Receita Federal vai liberar a consulta ao 5º e último lote de restituição do IRPF 2022. Significa que quem pagou mais impostos do que devia terá direito a receber uma grana de volta, exceto se caiu na malha fina. Porém, o saque do que foi pago em excedente só poderá ser feito no dia 30.

Para realizar a consulta é muito simples: basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, na sequência, em "Consultar Restituição". Quem preferir, pode checar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional iOS e Android.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil