Mais da metade dos alunos que ingressaram na USP vieram de escolas públicas

Segundo dados divulgados pela USP, mais de 55% dos estudantes que ingressaram na Universidade vieram por meio de escolas públicas; Saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 18/06/2024, às 18h41

Canva

A Universidade de São Paulo (USP) celebra um novo recorde de inclusão social: em 2024, mais de 55% dos calouros ingressaram na instituição por meio de escolas públicas.

Esse marco histórico representa um avanço significativo na democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, abrindo portas para estudantes de origens socioeconômicas diversas.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Veja todos os números 

A mudança na forma de convocação dos candidatos às políticas afirmativas em 2023 permitiu que mais estudantes de escolas públicas e PPI conquistassem vagas na AC, mesmo disputando com ampla concorrência.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou à Agência Brasil, que a aproximação da instituição com o ensino público, tornando-a uma opção real para estudantes de diversas realidades.

+ Caso Marielle: Irmãos Brazão viram réus após decisão unânime do STF

O pró-reitor de Graduação, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, ressalta a importância da busca por soluções inovadoras para garantir a inclusão e a permanência de todos os estudantes na USP.

Compromisso com a democracia 

A USP reitera seu compromisso com a democratização do acesso ao ensino superior, buscando ampliar ainda mais a representatividade e as oportunidades para todos os estudantes, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica. 

Além disso, a instituição tem investido em ações e programas que garantem a permanência e o sucesso dos calouros, especialmente daqueles oriundos de escolas públicas e grupos minoritários.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

São Paulo USP Escola Pública
Sociedade Brasil