INSS deve retomar a exigência de prova de vida em 2023; saiba detalhes

O INSS pretende fazer a prova de vida por meio do cruzamento de dados do próprio órgão com o de bancos. Veja alguns serviços que poderão ser utilizados em 2023

Pedro Miranda   Publicado em 23/12/2022, às 19h35

Divulgação/JC Concursos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixou temporariamente de exigir prova de vida de seus segurados devido à pandemia de Covid-19. No entanto, o órgão planeja reiniciar esse procedimento em janeiro de 2023 com algumas mudanças.

A prova de vida do INSS comprova que o segurado ainda está vivo e apto a usufruir dos benefícios. É uma forma da autarquia para permitir a continuidade de pagamento dos benefícios.

O INSS pretende fazer a prova de vida por meio do cruzamento de dados do próprio órgão com o de bancos. Anteriormente, os beneficiários precisavam se apresentar fisicamente nas agências do INSS para comprovar que ainda estavam vivos. No entanto, esse método deve ser mudado em 2023.

+++ Bônus para servidores da Educação de SP chega a R$ 193 milhões no fim de ano

Veja alguns serviços que poderão ser utilizados pelo INSS para prova de vida em 2023

Os mais de 36 milhões de pensionistas e aposentados não precisam mais ir às instituições para declarar que estão vivos. Este processo será realizado através de uma verificação automática de dados realizada pela própria organização. O objetivo é usar um banco de dados que confirme que o destinatário realizou alguma ação.

Confira a lista de alguns serviços que poderão ser acessados pelo órgão para fazer o cruzamento de dados e comprovar a vida dos beneficiários.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil