Indeciso nas eleições 2022? 5 dicas rápidas para ajudar na votação

Ainda está na dúvida em quem votar? Confira algumas dicas para te ajudar no candidato que mais se encaixa em seu perfil eleitoral

Victor Meira   Publicado em 21/10/2022, às 14h47

None

As eleições 2022 certamente são uma das mais polarizadas desde a redemocratização em 1985. Esta conclusão pode ser corroborada com os últimos resultados da pesquisa de intenção de voto do Datafolha, que revela um empate técnico entre os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Contudo, ainda há uma parcela considerável da população brasileira que ainda avalia em qual candidato irá votar. A mesma pesquisa Datafolha indica que há 5% de indecisos. Logo, eles podem decidir quem será o próximo presidente do Brasil. 

Diante disso, o JC Concursos apresenta 5 dicas para ajudar na escolha do seu candidato.

Siga ambos os candidatos nas redes sociais

Acompanhar as redes sociais dos dois candidatos pode ser uma boa alternativa para escolher o seu candidato. Primeiro, você vai saber qual é o posicionamento e as propostas do candidato direto da fonte e não de outros perfis da internet que podem distorcer a informação do candidato.

Em segundo lugar, seguir os dois candidatos fura a bolha da sua rede social e, assim, você consegue fazer uma leitura mais isenta, ou melhor, com a sua percepção daquilo que realmente o político quis dizer. 

Analisar as propostas

Após seguir as redes sociais dos candidatos, busque informações sobre o seu programa de governo. O documento apresenta quais são as propostas e o planejamento do candidato para o seu governo.

Por exemplo, no plano econômico, o programa de Lula defende a utilização do Estado como a força indutora para o desenvolvimento da economia. Já o programa de Bolsonaro cita que incentiva a iniciativa privada a investir na infraestrutura do país. 

Além disso, desconfie de tudo aquilo que é falado verbalmente pelos candidatos e desconfie de tudo que é apresentado por eles. Pesquise e tire as suas próprias opiniões. 

Investigue

WhatsApp, Telegram, Instagram e outras redes sociais são canais de opiniões pessoais, sem nenhum aprofundamento ou compromisso com a verdade. Logo, o seu conteúdo pode ter uma fonte desconhecida ou até mesmo conter fake news. 

Com isso, a recomendação é investigar a notícia para saber se ela é verídica. Se você recebeu um conteúdo polêmico ou contraditório, analise para ver se não há parcialidade no post.

Dê um Google

Como foi mencionado anteriormente, há muito conteúdo falso ou distorcido nas redes sociais. Quando você receber algo “estranho”, dê um Google. Muitos jornalistas estão trabalhando a mais para esclarecer o que é fato ou fake, sem contar as agências de checagem de notícias. 

Por isso, em questão de horas um post sem procedência ou autoria pode ser facilmente analisado pelo Google.

Histórico de políticas públicas

Se o programa de governo e nem fala dos candidatos ainda não te convencerem, então pesquise o que cada candidato já aprovou e fez em seu governo. Afinal, como o ditado popular já afirma: “ações valem mais do que mil palavras”. 

Pesquise e saiba o que cada político já fez nas áreas de infraestrutura, educação, políticas socioeconômicas, na saúde, entre outras áreas que são importantes para a sua análise pessoal. Ora, os dois candidatos já ocuparam a cadeira de presidente, assim, já é possível esperar o modo de agir de cada um.

*com colaboração de José Ricardo

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil