Imposto de Renda 2023: e-mail com vírus é distribuído se passando pela Receita Federal. Veja modelo

O e-mail contém detalhes falsos e informações que parecem ser do sistema da Receita Federal. O arquivo anexado contém vírus e podem prejudicar a segurança do seu celular ou computador

Pedro Miranda   Publicado em 13/01/2023, às 17h48

Sergio V. S. Rangel/Shutterstock.com

Desde o final do ano passado circula na internet um e-mail que, provavelmente, muita gente já recebeu. A mensagem alerta que há divergências na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Se você receber um e-mail do tipo, saiba que é um golpe. A Receita Federal alerta, inclusive, que o arquivo anexado ao e-mail contém vírus e podem prejudicar a segurança do seu celular ou computador.

Além disso, o e-mail contém detalhes falsos e informações que parecem ser do sistema da receita. Por causa disso, o público deve permanecer cauteloso ao considerar a legitimidade deste e-mail. Para evitar dor de cabeça, consulte sua declaração de imposto de renda por meio do e-CAC do site da Receita.

O cidadão deve acessar o e-CAC no site da Receita Federal caso tenha sido avisado e queira conferir sua declaração para se certificar de que não há problemas. No portal, você pode verificar dependências ou mensagens.

+++ FIES 2023: veja documentos necessários para conseguir o financiamento estudantil

Veja modelo do e-mail falso com vírus que estão enviando como se fosse da Receita Federal

A Receita  não envia alertas por e-mail que contenham links, arquivos ou imagens.

 

A Receita Federal explicou que envia avisos aos cidadãos se um endereço eletrônico (e-mail) for indicado na declaração de renda. No entanto, estes alertas apenas indicam que existem notificações no portal e-CAC e todas as comunicações são feitas através deste portal.

O órgão não encaminha alertas por e-mail que contenham links, arquivos ou imagens.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Imposto de Renda Receita Federal
Sociedade Brasil