Governo Federal pretende abrir nova universidade federal em São Paulo

Presidente Lula anunciou inauguração de nova universidade federal em São Paulo e ampliação da rede em evento comemorativo do Dia do Trabalhado; Saiba mais

Jean Albuquerque   Publicado em 03/05/2023, às 11h08

Agência Brasil

Durante o evento comemorativo do Dia do Trabalho, No dia 1º de maio, organizado pelas centrais sindicais no Vale do Anhangabaú, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a inauguração de nova universidade federal em São Paulo e ampliação da rede. Ele prometeu ampliar duas universidades existentes e construir uma nova até 2026. 

O pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), também estava presente no evento, que não contou com a presença do governador Tarcísio Freitas e do prefeito Ricardo Nunes (MDB). 

O governador foi convidado, mas optou por comparecer à Agrishow, em Ribeirão Preto. O ex-prefeito de São Bernardo do Campo e atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também participou do evento.

+ Tebet reforça que prioridade do Governo Federal é a reforma tributária: "CPI gera memes"

Expansão da rede de universidades federais 

Lula anunciou que a expansão da rede de universidades federais começará pelo ABC, com a conclusão das obras da Universidade Federal do ABC. Ele também anunciou a construção de uma universidade federal na zona leste de São Paulo e a inauguração de outra unidade em Osasco. 

Segundo ele, o terreno para a construção da universidade na zona leste já foi doado pelo ex-prefeito Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda. Lula afirmou que irá começar a construir a universidade da zona leste durante seu mandato.

“Nós vamos terminar a universidade federal do ABC. Vamos inaugurar a universidade federal de Osasco. E vamos começar a fazer a Universidade Federal da zona leste. Eu vou começar a terminar a universidade da zona leste em meu mandato”, disse o presidente durante o evento. 

A universidade de Osasco é um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no município. O ministro da Educação, Camilo Santana, vistoriou as obras em março e afirmou que a unidade deve ficar pronta até o final de junho. Atualmente, o campus de Osasco da Unifesp funciona em um prédio cedido pela prefeitura.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

São Paulo Presidente Lula
Sociedade Brasil