Governo de São Paulo paga R$ 600 para pescador coletar lixo do mar; Veja como receber

Para se eleger ao benefício, o profissional deve se cadastrar nas APAS Marinhas até o dia 5 de maio. Saiba quem tem direito e como se inscrever para ser remunerado por coletar lixo do mar

Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 10/04/2022, às 20h53

Divulgação

Pescadores artesanais de arrasto de camarão (simples ou duplo), de embarcações com Arqueação Bruta (AB) menor ou igual a 20, residentes nos municípios de Ubatuba, Itanhaém, Cananéia e Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, podem receber até R$ 600 ao coletar lixo do mar. O projeto Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo paga o benefício por meio do cartão-alimentação, conforme divulgou a Fundação Florestal, ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Para se eleger ao benefício, o profissional deve se cadastrar nas APAS Marinhas até o dia 5 de maio. O cadastro será válido por 12 meses, com possibilidade de renovação, desde que seja verificada situação negativa de multa (infração ambiental). Serão vedados os reincidentes e contumazes. Após o registro, os pescadores interessados realizarão curso de capacitação. O valor a ser repassado a cada um dependerá do volume de lixo recolhido mensalmente.

Ainda segundo a entidade, estima-se que 12 milhões de toneladas de lixo são lançadas ao mar por ano, no mundo. "Sabe-se que 90% das aves marinhas têm fragmentos plásticos em seu estômago e que, no mínimo, mil tartarugas marinhas morrem todos os anos por ingestão de plástico ou emaranhamento de lixo”, afirmou a fundação.  Sacolas de mercado e embalagens plásticas de produtos diversos estão entre os materiais encontrados com frequência no ambiente marinho, assim como latas, vidros e pneu. 

+Trabalhou em 2020 e não recebeu o PIS/Pasep neste ano? Veja como entrar com recurso

Coletar lixo do mar é uma ação já realizada voluntariamente por muitos pescadores no litoral paulista. Porém, alguns ainda devolvem para o mar os resíduos que vêm nas redes durante o arrasto do camarão. O projeto visa estimular ainda mais o descarte correto, remunerando os trabalhadores por esse serviço. Serão disponibilizados Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs) para o recolhimento do lixo. 

Coletar lixo do mar: critérios de elegibilidade

É preciso atender a alguns requisitos para participar do projeto. São eles:

Como se cadastrar para coletar lixo do mar?

O cadastro pode ser feito de forma presencial nas APAs Marinha do Litoral Norte, Litoral Centro ou Litoral Sul, nos endereços abaixo indicados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível pleitear o registro via e-mail. Confira:

+IPVA 2022 SP: pagamento da 3ª parcela com desconto começa nesta segunda (11)

Basta levar ou enviar por e-mail os seguintes documentos: Cópia do documento de identificação oficial, válido e com foto; Cópia do CPF; Cópia de comprovante de residência; Cópia do RGP ou Protocolo Inicial; Declaração de Produção do Pescador; e Formulário de Cadastro preenchido e assinado, em duas vias (acesse aqui).

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil