Golpistas se passam por assistente virtual do INSS no Whatsapp para roubar dados; entenda

INSS alerta que criminosos chegam a fornecer número de contrato aos segurados para se passar pela central de atendimento. Veja dicas para evitar golpe

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 22/03/2022, às 17h01

Agência Brasil

Golpistas estão entrando em contato com beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como se fossem uma suposta “Central de atendimento” para roubar dados pessoais. Em alguns casos, a imagem da assistente virtual do órgão ‘Helô’ também é utilizada. As abordagens têm ocorrido pelo aplicativo de mensagem de celular, o WhatsApp.

O INSS orienta a todos que, caso recebam esse tipo de contato, façam o bloqueio imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos. O órgão alerta ainda que para transmitir credibilidade, os criminosos chegam a fornecer o número de contrato aos segurados.

Em caso de tentativas de golpes é importante fazer a denúncia à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Se tiver sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).

Confira algumas dicas para evitar cair no golpe

A Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessado apenas pelo Meu INSS e nunca entra em contato com o segurado pelo WhatsApp para “conversar” com ela ou solicitar informações pelo aplicativo de mensagens. No aplicativo Meu INSS, e apenas lá, a Helô irá solicitar apenas duas informações para iniciar o atendimento: nome e CPF. E só depois solicita o envio dos dados pessoais, fotos ou documentos.

Veja as dicas 

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

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