Empréstimo do Auxílio Brasil é suspenso temporariamente pela Caixa Econômica

Outras 14 agências bancárias são autorizadas a oferecer o crédito, mas não estão ativas. A Caixa também ampliou o prazo de análise do empréstimo do Auxílio Brasil.

Pedro Miranda   Publicado em 04/11/2022, às 19h22

Pixabay

A oferta do empréstimo do Auxílio Brasil foi suspensa temporariamente pela Caixa Econômica. De acordo com a agência bancária, a medida precisou ser tomada para que a folha de pagamento seja processada. Os interessados no crédito consignado poderão voltar a fazer simulações e contratações do crédito a partir do dia 14, às 7h.

Após esse período, a linha de crédito voltará a ser ofertada, segundo a Caixa. O processamento da folha de pagamentos do Auxílio Brasil envolve a Caixa, que opera a linha de crédito; a Dataprev, estatal responsável pela lista dos beneficiários, e o Ministério da Cidadania, que cadastra os participantes do programa.

A Caixa, operadora de crédito consignado desde 11 de outubro, oferece empréstimos a 3,45% ao ano com retenção de até 40%. Os beneficiários do Auxílio Brasil podem solicitar crédito consignado a taxas de 3,45% ao ano ou 3,85% ao ano com retenção. A Caixa não é o único banco habilitado a ofertar a linha de crédito, mas lidera as liberações. Segundo o Ministério da Cidadania, 14 instituições financeiras estão autorizadas a ofertar a modalidade, mas nem todas começaram a emprestar dinheiro.

+++ Facebook e Instagram começam a remover notícias sobre intervenção militar no Brasil

Caixa ampliou o prazo de análise do empréstimo do Auxílio Brasil

Ao longo da última semana, o banco ampliou o prazo de revisão do empréstimo do Auxílio Brasil de 24 horas para cinco dias úteis. Nesse período, os clientes podiam ir às agências da Caixa ou pedir a liberação do dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, mas o dinheiro só era liberado após esse prazo, em cumprimento à sugestão do Tribunal de Contas da União (TCU).

O empréstimo pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício. O empréstimo só pode ser pedido pelo responsável familiar que recebe o Auxílio Brasil há pelo menos 90 dias e que não tenha deixado de comparecer a qualquer convocação do Ministério da Cidadania. Como as prestações são descontadas diretamente do Auxílio Brasil, especialistas recomendam cuidado na contratação do empréstimo consignado.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil