Datafolha: Lula lidera primeira pesquisa pós 1º turno, mas rejeição cresceu

Pesquisa do Datafolha revela que a grande maioria dos eleitores já definiram o seu no segundo turno das eleições presidenciais

Victor Meira   Publicado em 07/10/2022, às 21h51

Redes sociais

Nesta sexta-feira (07), saiu a primeira pesquisa Datafolha após o 1º turno das eleições. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na frente com 49% de intenção de votos, enquanto que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%. 

A diferença entre eles está na mesma proporção das eleições. Lula conquistou 48,4% dos votos e o presidente ficou com 43,2%. Ou seja, tanto a pesquisa quanto as urnas mostram uma diferença de cinco pontos percentuais.

A pesquisa foi feita entre os dias 05 e 07 de outubro. Os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas:

+Pesquisa DataFolha: segundo turno inicia com corrida pelos votos indecisos

Ao contabilizar os votos válidos, quando se excluem os brancos, nulos e aqueles que não sabem e não responderam, o ex-presidente tem 53%, e Bolsonaro, 47%. O procedimento de votos válidos é utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. 

Apesar de Lula continuar na frente de Bolsonaro, os dados do Datafolha revelaram um aumento da rejeição do petista. Antes do 1º turno, Lula tinha um índice de rejeição de 40% e agora o número subiu para 46%. Por outro lado, a rejeição de Bolsonaro caiu de 51% para 50%. 

Em relação ao índice de definição de voto, a pesquisa cita que 93% dos eleitores dizem estar totalmente decididos quanto a quem vão votar no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 7%.

Datafolha: mais informações da pesquisa

Foram entrevistadas 2.884 pessoas em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil