Crédito extra é liberado pela previdência social para aposentadorias. Veja valores

TCU permitiu que governo editasse MP para pagar despesas da previdência social. MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU)

Pedro Miranda   Publicado em 15/12/2022, às 10h45

Agência Brasil

O governo Bolsonaro editou nesta quinta-feira (15) uma medida provisória para liberar um crédito especial para a previdência social 7,5 bilhões de reais. A MP foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Os R$ 7,5 bilhões estão divididos em duas categorias de benefícios. Cerca de R$ 1,7 bilhão é destinado à compensação previdenciária. Para benefícios previdenciários, mais de 5,7 bilhões de reais.

O Ministério da Economia disse em nota que a medida atendeu ao requisito constitucional de urgência e imprevisibilidade para emissão de crédito extraordinário. Inclusive, esses créditos estão fora do teto de gastos e só podem ser editados em circunstâncias específicas, como em caso de guerra, agitação civil ou calamidade pública.

+++ Rodízio de veículos em São Paulo será suspenso entre Natal e Ano Novo. Veja período exato

TCU permitiu que governo editasse MP para pagar despesas da previdência social

No entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o governo a editar a MP para pagar despesas da previdência social que aumentaram mais do que o esperado, sem correr o risco de interromper os pagamentos dessas despesas obrigatórias. A economia registrou um aumento inesperado das despesas obrigatórias da previdência por causa da redução da fila de pedidos represados.

Em nota, a Economia diz que “a medida também é compatível com o recente entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), que aponta como requisito a imprevisibilidade da despesa, quando a insuficiência de dotação pode acarretar a interrupção de uma despesa obrigatória. A despesa previdenciária tem esse caráter, e sua descontinuidade poderia gerar prejuízos aos beneficiários".

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil