Conheça as cidades que mais impulsionaram a geração de empregos no Brasil

Turismo e a produção e exportação de produtos agrícolas contribuíram para a geração de empregos no Brasil; Veja as cidades que se destacaram

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 11/04/2022, às 20h19

Agência Brasil

Dois setores do país impulsionaram a geração de empregos no Brasil. É o que aponta a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que analisou 5.570 municípios do país. O estudo realizou uma seleção de cidades que geraram pelo menos 10 mil empregos formais. 

Os municípios com vocação turística ou aqueles que obtiveram destaque na produção e exportação de produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional, as commodities, contribuíram na redução do desemprego no país.  

+++ Saiba como consultar multa de trânsito online e ganhar 40% de desconto

Confira municípios que mais geraram empregos no Brasil 

A pesquisa considerou o período de julho de 2020, quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) começou a registrar saldos positivos, depois da primeira onda da pandemia do novo coronavírus (covid-19), até fevereiro de 2022.

Em entrevista à Agência Brasil nesta segunda-feira (11) o economista da CNC Fabio Bentes informou que analisou município a município e a sua evolução em relação à oferta de emprego. 

Ao elaborar um ranking com os 20 municípios que mais geraram empregos, foram observados pelos pesquisadores da CNC que 15 deles são provenientes de polos turísticos ou polos produtores e exportadores de commodities. Veja os municípios com maior oferta de empregos:

Aumento de postos de trabalho impulsionado pela retomada da economia 

O economista Fabio Bentes conclui que o retorno dos postos de trabalho foi influenciado pela retomada da economia depois das restrições mais duras impostas pela pandemia e, consequentemente, possibilitou o crescimento do turismo no país. “Foi o que mais apanhou durante a pandemia, mas em compensação, é justamente por conta disso, é o que tem mais potencial de regeneração do mercado de trabalho”.

No período de 20 meses, o mercado de trabalho brasileiro gerou mais de 4,44 milhões de vagas, o que demonstra avanço de 12% no estoque de todos os municípios. Bentes ainda explica que após a criação de 2,7 milhões de vagas em 2021, a economia cresceu nesta época 4,6%. Levando em consideração este cenário, a CNC tem como projeção para este ano um saldo positivo de 1,61 milhão de vagas de trabalho formais.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil