Confira as penalidades para quem não fizer a declaração do Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual e, em 2023, o contribuinte deve prestar contas à Receita Federal entre 15 de março e 31 de maio para não ser penalizado

Mylena Lira   Publicado em 16/02/2023, às 16h19

Divulgação

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual e, em 2023, os contribuintes deverão prestar contas ao Fisco entre 15 de março e 31 de maio. Como no ano anterior, o prazo foi estendido. Porém, a Receita Federal orienta que os cidadãos não deixem para a última hora para evitar problemas.

A declaração pode ser feita de forma online pelo computador, ao baixar o programa do IR, ou ainda por meio do aplicativo para celular. Com a disponibilização da declaração pré-preenchida, a partir da autenticação via contas do Portal Gov.br, o procedimento ficou muito mais simples, pois o sistema traz automaticamente quase todas as informações em posse do governo federal. 

A declaração pré-preenchida pode resultar na diminuição de erros e omissões, além de facilitar o procedimento. Nesse modelo, o contribuinte recebe um formulário com dados de declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos, por exemplo, precisando apenas conferir os dados, sem a necessidade de preencher tudo manualmente.

+Isenção de IR para quem ganha até R$ 2.640. Veja quando começa a valer

Organize-se e evite erros

Confira algumas dicas para evitar erros  na hora de declarar o IR:

+Imposto de Renda 2023: saiba como fazer a declaração pré-preenchida

Penalidades para quem não declarar

A Receita Federal orienta que os cidadãos não deixem para enviar a declaração do imposto de renda em cima da hora. Caso ocorra alguma instabilidade no site por muito acesso simultâneo é possível que a declaração não seja entregue e, nesse, caso o contribuinte será penalizado.

A sanção é a aplicação de multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. Quem for multado terá até 30 dias para quitar o débito e, caso não o faça, incidirão juros de mora (taxa Selic).

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (descontada), com os respectivos acréscimos legais (juros), do valor do imposto a ser restituído.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil