Chuvas devem retornar com maior intensidade no Nordeste. Veja alerta do Inmet

Quatro estados do Nordeste devem ter chuvas com maior intensidade nesta sexta-feira (27), segundo o alerta emitido hoje pelo Inmet; saiba mais

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 26/05/2022, às 20h42

Thiago Sampaio/Arquivo - Governo de Alagoas

As chuvas devem retornar com maior intensidade nesta sexta-feira (27) em quatro estados do Nordeste. É o que diz o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o aviso, as chuvas mais intensas se estenderão até o final do litoral do nordestino. Saiba mais detalhes. 

A maior intensidades das chuvas irão acontecer nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e em Alagoas. De acordo com a previsão do Inmet, são esperadas chuvas que podem variar de 150 a 200 milímetros (mm) por dia.

+++ Lei que amplia Prouni para alunos de escolas particulares é sancionada; saiba mais

Chuvas devem retornar com maior intensidade no Nordeste; saiba detalhes do alerta 

Em entrevista coletiva sobre o tema, a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada do Inmet, Márcia Seabra diz que a previsão é de mais chuvas, que podem variar entre 150 mm e 200 mm por dia até o final de semana. "Elas devem retornar com mais intensidade a partir de amanhã, sexta-feira à noite se estendendo até o domingo e devem novamente atingir áreas que já sofreram impactos nos últimos dias”. 

Esses estados em alerta estão sofrendo com os impactos das chuvas desde o início da semana, que tem causado alguns desastres, entre eles: deslizamentos, inundações e rompimento de barragens. Nesta quarta-feira (25) o instituto também emitiu alerta e incluiu também o estado de Sergipe. 

De acordo com a coordenadora, o Inmet tem emitido notícias e notas sobre a situação da região Nordeste para os dias seguintes. "Essa chuva ficaria concentrada principalmente no leste, desde o litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e elas foram bem mais intensas desde ontem”.

Fortes chuvas provocadas por elevação da temperatura

Seabra ainda afirma que a elevação acima da média na temperatura das águas dos oceanos contribuiu para um aumento na umidade. Neste caso, essa mesma umidade tem transportado ventos para o continente, o que se traduz em grandes volumes de chuvas. 

O Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), que é o responsável por monitorar esse tipo de situação, tem entrado em contato com as defesas civis estaduais e municipais, além de seguir monitorando o cenário.  

Veja as recomendações em casos de fortes chuvas

Segundo o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), Tiago Molina Schnorr, os principais riscos que podem ocorrem em momentos como esse são de desastres geológicos, como deslizamentos de terra, e hidrológicos, inundações, enxurradas e alagamentos. 

A população das regiões afetadas precisa ficar atenta aos sinais de deslizamento de terra, como rachaduras em paredes, inclinação de postes e a qualquer sinal de elevação do rio, de alagamentos e enxurradas nas ruas.

Schnorr alerta que nas situações em que o rio estiver próximo de uma residência, é recomendado desligar os equipamentos de energia elétrica, a chave geral, o encanamento de gás ou água. Além de reforçar que a população precisa ficar atenta às informações que forem divulgadas pelas defesas civis locais. 

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e os bombeiros, no 193. Para receber alertas por SMS da Defesa Civil Nacional no celular, é necessário cadastrar os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora.

Outras informações sobre os alertas podem ser enviadas pela Tv por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial).

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil