Caminhoneiros podem ficar sem auxílio por estarem com dados desatualizados

Quase 400 mil caminhoneiros poderão ficar sem o auxílio. Este recurso está disponível para todos os motoristas autônomos que estejam ativamente cadastrados na ANTT

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 27/08/2022, às 13h40

Agência Brasil

Cerca de 400 mil caminhoneiros podem não receber o benefício criado para a categoria por estarem com dados desatualizados. O auxílio caminhoneiro, no valor de R$ 1 mil, começou a ser pago neste mês e vai até dezembro. Este recurso está disponível para todos os motoristas autônomos que estejam ativamente cadastrados na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que tenham demonstrado alguma movimentação de cargas em 2022.

Para receber a primeira e a segunda parcela no dia 6 de setembro, o caminheiro que não comprovou estar em operação neste ano precisa fazer a autodeclaração até às 18h da próxima segunda-feira, dia 28, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou fazendo o login, pelo gov.br, no Portal Emprega Brasil.

Os trabalhadores que perderem esse prazo ainda poderão receber o auxílio, mas somente a partir do mês em que se autodeclararam e não têm direito a retroação. Até agora, o benefício foi pago a mais de 190 mil caminhoneiros. 

+++ Auxílio Brasil: presidente do Senado diz que benefício não deve aumentar em 2023

Quase 400 mil caminhoneiros poderão ficar sem o auxílio

Outros 399 operadores são elegíveis para o dinheiro, mas não há registro de que eles trabalharam no ramo este ano. A assistência aos caminhoneiros foi criada para compensar o aumento do diesel faz parte do benefício da PEC, proposta de emenda constitucional aprovada pelo Congresso em julho.

O dinheiro será depositado em uma conta digital de poupança social e poderá ser transferido por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite compras em lojas virtuais cadastradas, pagamento de contas da casa e transferência para qualquer conta bancária.

Em caso de dúvida, os motoristas devem entrar em contato com a prefeitura da cidade para verificar o registro. O fornecimento das informações caberá exclusivamente à prefeitura (ou ao governo do distrito federal, no caso da capital federal).

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil