Benefício previdenciário: fila de espera do INSS acumula quase 2 milhões de pedidos

A fila de espera do INSS, conforme divulgou o Ministério da Previdência Social, inclui os que esperam por benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio doença e salário-maternidade

Mylena Lira   Publicado em 10/07/2023, às 22h28

Divulgação

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse, nesta segunda-feira (10), que 1,8 milhão de pessoas estava na fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para receber benefícios previdenciários até o final de junho. Há quem esteja há um ano aguardando por perícia médica e análise administrativa para liberação de auxílios.

Os pedidos são relacionados a diversos benefícios, como:

“Hoje tem uma média de 800 mil pedidos a cada mês, além da fila. Há três meses consecutivos estamos atendendo mais requeridos de pedido inicial, ou seja, estamos atendendo mais do que recebemos", contou o ministro. A legislação estabelece um prazo de até 45 para quem dá entrada no INSS ter o benefício concedido, quando for o caso.

Portanto, o tempo atual ultrapassa, e muito, o previsto na legislação. Até o fim do mês passado, 36% dos pedidos apenas estavam dentro da meta de até 45 dias. O tamanho da fila pode ser acompanhado por qualquer cidadão via Portal de Transparência Previdenciária, lançado pelo Ministério da Previdência Social em 5 de julho.

+Pesquisas apontam popularidade do Governo Lula em alta entre Bolsonaristas

Medidas para acabar com a fila

Lupi destacou que novos servidores, convocados do último concurso do INSS, estão em treinamento para trabalhar diretamente na análise de processos, o que deve reduzir a fila de espera do INSS mais rápido. Além disso, pontuou outras medidas já implementadas ou previstas para agilizar a concessão dos benefícios previdenciários até dezembro. Entre elas:

+NOVAS REGRAS para participar do Bolsa Família ainda este ano

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil