Banco Central alerta sobre fraudes no novo Sistema de Valores a Receber

Usuários que têm dinheiro aguardando para ser sacado precisam ficar atentos sobre fraudes no novo Sistema de Valores. Confira dicas do Banco Central

JEAN ALBUQUERQUE | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 08/02/2022, às 18h25

Agência Brasil

O Banco Central tem alertado sobre fraudes no novo Sistema de Valores a Receber, que permite a possibilidade de qualquer cidadão possa ter acesso a um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras para verificar direito a recursos, que  volta a ficar disponível a partir do dia 14 de fevereiro. 

Além da funcionalidade de saber os valores a receber, o usuário também tem acesso a todas as instituições financeiras na qual tem relacionamento, e pode descobrir se o CPF já foi utilizado para abrir conta ou linhas de créditos e empréstimos liberados em seu nome. 

BC alerta sobre fraudes no novo sistema de valores a receber. Entenda

Os usuários que têm dinheiro aguardando para ser sacado precisam ficar atentos sobre fraudes no novo Sistema de Valores. O Banco Central dá dicas para que o cidadão evite cair em golpes. Confira: 

Apenas após o acesso ao sistema e solicitar o resgate sem indicar uma chave PIX, a instituição financeira escolhida por você poderá entrar em contato para a realização da transferência. Mesmo nesse caso, a instituição financeira não pode pedir informações sobre dados pessoais ou senha. 

O BC também esclarece que beneficiários com valores a receber não precisam se preocupar, já que o dinheiro continuará sendo guardado pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, aguardando até que o usuário realize o saque. 

Veja como ter acesso ao novo Sistema de Valores a Receber. Confira 

O BC informou o prazo de três semanas a partir da data disponível do novo Sistema de Valores a Receber — 14 de fevereiro — para realizar agendamento dos pedidos de transferência de valores que só poderão ser agendados a partir de março deste ano. 

Na primeira etapa, logo nas primeiras horas, a instituição financeira registrou cerca de 79 mil pessoas e empresas com acesso ao Sistema, conseguindo fazer a consulta e concluindo os 8,5 mil pedidos de resgate, o que soma um montante de R$ 900 mil reais. Confira o passo a passo para realizar o resgate:

* Com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre os benefícios sociais no JC Concursos

Sociedade Brasil

Leia também

Sistema de Valores a Receber do BC disponível a partir do dia 14. Siga as regras de resgate!
Previdência Social: INSS deixa de atender mais de 100 mil novos processos todo mês
Inscrição Sisu: chance de se graduar e prestar concursos que pagam mais
Auxílio Brasil: liberado mais R$ 400,00 em fevereiro. Veja prazos
Banco Central pode subir taxa Selic, caso inflação continue em alta