Auxílio Reconstrução: 61,6 mil famílias recebem hoje; Saiba se você está na lista

Cerca de 61,6 mil famílias do Rio Grande do Sul recebem nesta quinta-feira (6) o Auxílio Reconstrução; Saiba como sacar e consultar benefício

Jean Albuquerque   Publicado em 06/06/2024, às 16h59

Agência Brasil

Nesta quinta-feira (6), mais de 61,6 mil famílias do Rio Grande do Sul afetadas pelas chuvas irão receber o Auxílio Reconstrução. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, desde que o benefício foi implementado, aproximadamente R$ 510 milhões já foram distribuídos para cerca de 99,8 mil famílias.

A Caixa explicou que os beneficiários não precisam abrir novas contas para receber o auxílio. O banco verifica automaticamente se o responsável pela família já possui uma conta corrente ou poupança na instituição e realiza o crédito de forma direta, sem a necessidade de comparecimento a uma agência.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

No caso de o beneficiário não possuir uma conta, a Caixa providenciará a abertura automática de uma Poupança CAIXA Tem, que pode ser gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.

+ Novo grupo de aposentados recebe segunda parcela do 13º do INSS nesta quinta-feira

Saiba como é feito o processo de pagamento 

Para que o Auxílio Reconstrução seja liberado, as seguintes etapas devem ser seguidas:

  1. As prefeituras registram as famílias desabrigadas ou desalojadas e enviam essas informações para o sistema do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
  2. O responsável pela família acessa o site do Auxílio Reconstrução, faz o login com a senha do portal Gov.Br e confirma o cadastro.
  3. A Dataprev cruza os dados e encaminha a folha de pagamentos de forma escalonada à Caixa, conforme os cadastros são confirmados.
  4. A Caixa realiza o crédito na conta do beneficiário em até dois dias úteis após receber a folha de pagamentos.

Saiba como sacar o benefício 

A Caixa informa que, caso o beneficiário já possua uma conta corrente ou poupança no banco, esta será usada para o crédito do benefício. Nesses casos, o valor pode ser movimentado usando o cartão da conta ou digitalmente pelo Internet Banking da Caixa.

Se o beneficiário não tiver uma conta no banco, a Caixa abrirá uma conta automaticamente no aplicativo Caixa Tem. Através do app, é possível fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos usando o cartão de débito virtual e QR code.

Além disso, o beneficiário pode realizar transferências via Pix, pagar contas de água, luz, telefone, gás e outros boletos tanto pelo aplicativo quanto em casas lotéricas. A Caixa orienta que os beneficiários só se dirijam a uma agência se estiverem sem acesso ao aplicativo Caixa Tem e sem cartão para movimentar os recursos.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Rio Grande do Sul Enchentes no RS Auxílio Reconstrução
Sociedade Brasil