Auxílio Desastres Naturais de até R$ 6.600 é aprovado pela comissão da Câmara

Regulamentação do benefício será feita por meio de portaria do Ministério da Integração. Pequenos produtores devem acessar os meios para sustentar famílias

Pedro Miranda   Publicado em 18/09/2023, às 22h01

Divulgação/JC Concursos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa oferecer assistência financeira a famílias que enfrentam desastres naturais ou secas. O projeto prevê até cinco parcelas, cada uma no valor máximo de um salário mínimo (R$ 1.320), para famílias com renda de até cinco salários mínimos.

O substitutivo ao Projeto de Lei 5180/20, de autoria do ex-deputado Celso Maldaner (SC), foi elaborado pelo relator, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), e foi aprovado pela comissão. O projeto propõe alterações na Lei 10.954/04, que estabeleceu um auxílio emergencial para a população em municípios em estado de calamidade pública ou emergência.

A regulamentação do benefício será feita por meio de portaria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com base em normas estabelecidas por um comitê gestor. Os recursos necessários para os pagamentos serão alocados no orçamento do ministério.

+++ Governador de São Paulo veta lei que poderia melhorar vida de pessoas com autismo

Objetivo principal é garantir que os pequenos produtores tenham meios de sustentar as famílias

O deputado Alceu Moreira destacou a importância da proposta ao afirmar: "Esta proposta será um passo significativo no apoio aos agricultores familiares, cuja subsistência é frequentemente ameaçada por períodos de estiagem. Estaremos não apenas protegendo essas famílias, mas também contribuindo para a segurança alimentar das comunidades locais."

A versão original do projeto, proposta por Celso Maldaner, tinha como foco o auxílio aos agricultores familiares afetados por secas, com até três parcelas de um salário mínimo cada. O objetivo principal é garantir que os pequenos produtores tenham meios de sustentar suas famílias de maneira digna quando impossibilitados de exercerem suas atividades econômicas.

O projeto agora seguirá sua tramitação nas comissões de Finanças e Tributação, além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Auxílio Deastres naturais Assistência
Sociedade Brasil