Aprovadas mais de 2,4 milhões de solicitações de isenção da taxa do Enem 2023; veja como acessar

Veja como conferir resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2023. Candidatos tem até sexta-feira (12) para recorrer do resultado

Pedro Miranda   Publicado em 08/05/2023, às 19h22

Divulgação/JC Concursos

Mais de 2,4 milhões de solicitações de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 foram aprovadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e os resultados já estão disponíveis na Página do Participante. Além disso, mais de 3 mil justificativas de ausência foram acatadas pelo Inep, permitindo que os candidatos isentos que faltaram ao Enem 2022 participem da edição de 2023 gratuitamente, mediante a devida justificativa.

Os candidatos que desejarem recorrer ao resultado têm até sexta-feira (12) para apresentar recursos. É importante ressaltar que o número de isentos tende a aumentar, uma vez que os estudantes do último ano do ensino médio em escola pública declarada no Censo Escolar também terão a oportunidade de solicitar a isenção durante o período de inscrição, que ocorre de 5 a 16 de junho.

A participação gratuita no Enem é destinada a pessoas que se enquadram em pelo menos um dos seguintes perfis: estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública declarada no Censo Escolar, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, ou ser membro de família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

+++ DECISÃO IMPORTANTE do governo beneficia trabalhadores brasileiros

Veja como conferir resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2023

O Enem, ao longo de mais de duas décadas, tornou-se a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam as notas do Enem como critério único ou complementar nos processos seletivos.

Além disso, as notas do exame são utilizadas como referência para acessar auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de ensino portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Esses acordos garantem o acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal. Para saber se a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem foi aprovada, você pode seguir os seguintes passos:

É importante ficar atento aos comunicados oficiais do Inep e acompanhar as datas estabelecidas no cronograma do exame.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Enem Governo federal Educação MEC
Sociedade Brasil