Aprovada proposta que cria Política Nacional de Educação Digital

A aprovação da proposta pode modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Todos os níveis de ensino serão estimulados a Educação Digital

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 04/08/2022, às 21h12

Pixabay

Nesta quinta-feira (4) a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que cria a Política Nacional de Educação Digital. A medida visa promover informação e competências digitais, ferramentas online, formação e pesquisa para incentivar a inclusão digital. O texto será levado ao Senado para análise.

A aprovação da proposta pode modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na qual currículos da educação básica devem incluir as competências digitais ao longo das etapas, desde o ensino fundamental. De acordo com a proposta, o poder executivo federal deve regulamentar a política, que deve estar prevista no plano nacional plurianual específico e na lei orçamentária que vai até 2030.

+++Piso salarial da enfermagem de R$ 4.750 é sancionado por Bolsonaro; veja

Profissões com maior crescimento em demanda estariam relacionadas à Educação Digital

O relator, deputado Israel Batista (PSB-DF) disse que “é importante salientar que, segundo estudo do Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças iniciando o ensino fundamental hoje terão profissões que ainda não existem. Além disso, 8 das 10 profissões com maior crescimento em demanda são relacionadas à tecnologia”.

O texto está estruturado em quatro eixos:

Segundo Batista, a proposta foi criada para alcançar todos os níveis da educação - desde educação básica à pesquisa.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil