Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir desta segunda (19); veja

Mais sete capitais do país recebem nesta segunda-feira (19) a tecnologia de quinta geração, o 5G; saiba mais detalhes sobre a implantação do sinal

Jean Albuquerque   Publicado em 18/09/2022, às 11h45

Agência Brasil - Sinal 5G

Mais sete capitais brasileiras recebem na próxima segunda-feira (19) a quinta geração, o 5G e passaram a contar com a faixa 3,5 gigahertz (GHz), conhecido como 5G puro, para os dispositivos móveis que são compatíveis com a tecnologia no país. 

Até o momento, a tecnologia é ofertada em 15 capitais do país, são elas: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.

A decisão foi aprovada em reunião do Grupo de Monitoramento da Implementação (Gaispi) para Resolução de Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz, liderado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com esta decisão, 22 capitais terão acesso ao 5G puro. Apenas cinco capitais da região Norte ainda não possuem essa tecnologia: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.

+ Ninguém acerta as dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 150 milhões

Veja as cidades que irão receber a tecnologia 

Segundo a Anatel, foi liberado o sinal em  Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.Com isso, o cronograma oficial tem como previsão a ativação do 5G em todas as capitais brasileiras até 27 de novembro.

Neste caso, essa data poderá ser antecipada se as operadoras conseguirem instalar as antenas e filtros antes do prazo, além da liberação do Gaispi.

Operadoras irão instalar número mínimo de antenas 5G nas capitais  

As operadoras Claro, TIM e Vivo, que conquistaram licenças nacionais na faixa de 3,5 GHz em leilão a ser realizado no final de 2021, terão que instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital, a informação é da Anatel. 

Sendo assim, cada operadora deve ativar pelo menos oito estações em Aracaju, cinco em Boavista, onze em Campo Grande, oito em Cuiabá, treze em Maceió, quatorze em San Luis e onze em Teresina.

Nesta fase, o edital estipula que será utilizada uma antena 5G para cada 100.000 habitantes. À medida que a tecnologia melhora, o número de estações aumentará. Internamente, os sinais 5G puros serão ativados gradativamente até 2029, conforme cronograma da Anatel.

O Puro 5G, chamado de autônomo ou SA, oferece velocidades dez vezes mais rápidas que o 4G, além de menor latência (latência) na resposta aos comandos do usuário.

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil