Amazon anuncia demissões em setores de streaming e estúdio; Twitch também afetada

A empresa de streaming de jogos de vídeo Twitch, controlada pela Amazon, também está passando por reduções significativas. Medida faz parte de uma estratégia da empresa

Pedro Miranda   Publicado em 10/01/2024, às 22h13

Divulgação/JC Concursos

A gigante do varejo online, Amazon, revelou nesta quarta-feira sua decisão de demitir centenas de funcionários em suas operações de streaming e estúdio, impactando as divisões do Prime Video e Amazon MGM Studios nas Américas. As notificações aos funcionários dispensados ocorrerão ao longo desta quarta-feira (10) e até o final da semana em outras regiões.

A medida faz parte de uma estratégia da empresa para ajustar investimentos em determinadas áreas, enquanto intensifica o foco e aportes em iniciativas de conteúdo e produtos com maior impacto. No ano passado, a Amazon já havia cortado mais de 27.000 empregos, como parte de uma onda de demissões generalizadas no setor de tecnologia dos Estados Unidos, após uma fase intensiva de contratações durante a pandemia.

O vice-presidente sênior da Prime Video e Amazon MGM Studios, Mike Hopkins, comunicou aos funcionários que a decisão é uma resposta à identificação de oportunidades para otimizar recursos. Ele destacou o compromisso contínuo da empresa em impulsionar iniciativas que proporcionem impacto significativo.

Amazon não divulgou imediatamente quais áreas específicas seriam impactadas

Além das demissões nas operações de streaming e estúdio, a empresa de streaming de jogos de vídeo Twitch, controlada pela Amazon, também está passando por reduções significativas, afetando 500 funcionários. O CEO da Twitch, Dan Clancy, chamou a decisão de 'incrivelmente difícil' e confirmou que a medida faz parte dos esforços contínuos de redução de custos.

Clancy ressaltou que, apesar dos esforços ao longo do último ano para tornar a Twitch mais sustentável a longo prazo, a organização ainda é consideravelmente maior do que o necessário para o tamanho atual do negócio. Ele mencionou que a Twitch distribuiu US$ 1 bilhão aos streamers em 2023, seguindo seu modelo de compartilhamento de receita.

A Amazon não divulgou imediatamente quais áreas específicas seriam impactadas pelos cortes. O anúncio das demissões reflete os desafios contínuos enfrentados pela Twitch, que já viu a saída de vários altos executivos no final do ano passado.

Embora as demissões em massa tenham diminuído no setor de tecnologia no segundo semestre do ano passado, a Amazon e o Google fizeram alguns cortes menores e mais direcionados no final de 2023. Outras empresas de tecnologia, incluindo Spotify, Etsy e Dataminr, também seguiram a tendência de ajustes estratégicos em seus quadros de funcionários.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Mercado de Trabalho Amazon Demissões Trabalhadores
Sociedade Brasil