Alckmin anuncia ex-ministro da Fazenda e esposa de Marielle Franco para governo de transição

Vice-presidente relata que as indicações para o governo de transição não significam nomeações automáticas para o futuro governo Lula 3

Victor Meira   Publicado em 10/11/2022, às 22h17

Agência Brasil

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou mais 36 nomes para atuar no governo de transição, com destaque para o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante os governos Lula e Dilma e da irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, Anielle Franco.

O primeiro irá para o grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão. Enquanto a segunda fará parte do grupo de Mulheres. 

+Caixa irá fazer um comunicado importante sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil; confira

Além deles, o ex-governador de São Paulo nomeou os ex-ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Eleonora Menicucci (Mulheres), Nilma Lino Gomes (Direitos Humanos e Igualdade Racial) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Os nomes estão distribuídos em seis novos grupos técnicos: comunicações; direitos humanos; igualdade racial; planejamento, orçamento e gestão; indústria, comércio, serviços e pequenas empresas; e mulheres.

Apesar dos anúncios de Alckmin, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva informou que os nomes de alguns ministros devem ser anunciados a partir do dia 19, quando ele volta de viagem da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27).

+Lula reclama de sensibilidade do mercado após presidente eleito questionar teto de gastos

O próprio Alckmin confessou que o objetivo da criação do gabinete é apenas levantar informações e isso não significa que eles serão os próximos ministros.

Além de Alckmin, responsável pela coordenação-geral da transição, o gabinete terá três coordenadores principais: Administrativa e Jurídica, de responsabilidade do ex-deputado Floriano Pesaro (PSB), indicado por Alckmin; Relações Institucionais, administrada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann; e Programa de Governo e Núcleos Temáticos, sob a responsabilidade do ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante. Os grupos serão distribuídos dentro dessas coordenações principais.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil