Confira gabaritos; especialista comenta prova objetiva

Prova objetiva foi realizada no último domingo (18). Para avançar à segunda fase, examinandos precisam ter aproveitamento mínimo de 50%

Sabrina Machado   Publicado em 19/08/2013, às 11h40

Foram 101.156 inscritos no XI Exame de Ordem Unificado. A primeira fase foi realizada neste domingo (18) em todo o país. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já divulgou os gabaritos preliminares dos quatro tipos de avaliações. 
Confira as alternativas corretas no arquivo anexado ao lado. 
Para avançar à segunda fase, os examinandos precisam ter aproveitamento mínimo de 50%. O resultado preliminar com os nomes dos aprovados será divulgado no dia 28 de agosto. Nesse mesmo dia começa o prazo para a apresentação dos recursos.
O conteúdo desta etapa envolveu as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de questões sobre o estatuto da advocacia e da OAB (lei 8.906/94) e seu regulamento geral, código de ética e disciplina, direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, filosofia do direito, direito ambiental e direito internacional.
Segunda fase – A prova prático-profissional será aplicada no dia 6 de outubro e também tem cinco horas de duração. Ela consistirá em uma peça profissional e quatro questões sobre a área escolhida (direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito do trabalho, direito empresarial, direito penal ou direito tributário).
Especialista avalia dificuldade da prova
Após o término da primeira fase, muitos bacharéis reclamaram do nível de dificuldade da prova objetiva do XI Exame de Ordem. Para o professor Darlan Barroso, a avaliação estava mais difícil e com questões mais prolixas que as do Exame anterior.
“Acredito que a primeira fase pode ter um índice de aprovação baixo”, afirma Darlan, que também é diretor pedagógico dos cursos preparatórios para Exame de Ordem do Damásio Educacional. 
A explicação do especialista está baseada no teor da prova. “Como as questões estavam mais longas, os bacharéis tiveram dificuldade com o tempo. Além disso, dados inúteis nas questões atrapalharam os candidatos”, explica Darlan. 
O professor aconselha os candidatos que acertaram 38 e 39 questões a iniciar a segunda fase. “Considero seis questões passíveis de discussão. Por isso, há a possibilidade de uma ou duas questões serem anuladas”, completa Darlan.
Vale ressaltar que o IX Exame de Ordem teve o índice de aprovados mais baixo desde que o Exame foi unificado, em 2010. Na primeira fase foram aprovados apenas 16,67%, já no X Exame de Ordem esse índice subiu para 54%. “Estamos no meio termo entre os dois últimos Exames. O IX teve um índice de reprovação em massa, já o X houve aprovação recorde”, finaliza o professor Darlan.
Matéria atualizada às 15h10 do dia 19 de agosto de 2013

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.