Divulgados os aprovados no Exame 134

A lista pode ser conferida no link abaixo da matéria.

Redação   Publicado em 23/04/2008, às 09h42

A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), divulgou a relação dos 6.950 aprovados no Exame de Ordem 134. A lista pode ser conferida no link abaixo.

Segundo a assessoria de imprensa da OAB/SP, neste exame inscreveram-se 24.827 bacharéis em Direito, dos quais 23.819 realizaram a prova da 1ª fase (um índice de abstenção de 4%). Desses, 10.818 foram habilitados para a 2ª fase (prova prático-téorica), que registrou ausência de 172 candidatos, o que equivale a 1,6% de abstenção.

Desde a abertura das inscrições, em 22 de outubro de 2007, o Exame 134 já tem duração de seis meses. Nesse período houve suspensão de prova da 1ª fase por suspeita de fraude; cancelamento do contrato com a Fundação Vunesp, antiga organizadora do concurso, que foi substituída pela atual, a Cespe/UnB; anulação de duas questões da 1ª fase e elaboração de nova lista de aprovados, com inclusão de 1.337 novos nomes; e, finalmente, as duas prorrogações do resultado final, justificadas por problemas técnicos.

O Exame de Ordem é composto de duas fases: a 1º é a prova objetiva, que tem 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada, sobre Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

Os candidatos que acertam, pelo menos, 50% das questões podem prestar a segunda fase (prova prático-profissional), que compreende uma redação de peça profissional, privativa de Advogado; e respostas a cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema. A aprovação no Exame de Ordem é requisito obrigatório para que bacharéis de Direito possam exercer a profissão de Advogado.

Patricia Magalhães

Sobre OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou Conselho Federal da OAB é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.

Já o exame da OAB é uma avaliação que os bacharéis em direito devem ser aprovados para poderem exercer a advocacia no Brasil. O exame é realizado três vezes por ano, em que são aplicadas duas provas em dias diferentes. A primeira avaliação é uma prova objetiva, com oitenta questões de múltipla escolha, e a segunda é uma prova prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões discursivas.